remodelacoesemcasa_1

Preciso de fazer remodelações em casa porque decidi comprar uma casa antiga quase centenária na cidade. Adoro os tectos altos e as decorações que misturam o antigo e o moderno, pelo que penso aproveitar algumas das “velharias” que a casa tem. Ando já à procura de bons empreiteiros para começar os trabalhos enquanto antes, porque apesar de estar habitável ainda falta muito par a sentir como “minha” e precisa urgentemente de alguns arranjos.

Eis algumas das decisões que tomei relativamente às remodelações em casa que vou fazer e que partilho para quem eventualmente estiver interessado:

  1. Vou preservar ao máximo a construção inicial e alguns dos materiais, nomeadamente os azulejos da parede e do chão da cozinha que são uma raridade e que se encontram em muito bom estado, os tectos de gesso trabalhado, etc.
  2. Tenho de substituir as janelas. O simples facto de mudar as janelas de uma divisão pode dar à casa uma atmosfera completamente diferente, mas na realidade não é isso que quero: pretendo encontrar modelos que permitam manter o mesmo ambiente, mas que proporcionem uma maior eficiência energética, bem como um melhor isolamento térmico e de som.
  3. Vou manter o pavimento em madeira, mas devo ter de aplicar algum tratamento para melhorar o aspecto. Não sou grande conhecedora, por isso vou confiar nos empreiteiros que contratar para me falarem das melhores soluções.
  4. Há uma parede que eu quero abrir, para poder fazer um closet no meu quarto. Mas sei que vou ter de ver com os empreiteiros se isso é possível, para ver se a parede não cumpre nenhuma função estrutural importante.
  5. Vou ter de chamar profissionais para verificar toda a canalização e instalação elétrica. A casa está inabitada há muito tempo, tenho receio de que necessite de reparações. Por seu turno, estive a ler que as canalizações antigas podem ser de materiais que são actualmente considerados perigosos, como o chumbo, e não têm dimensão e caudal suficiente para o número de aparelhos utilizados actualmente, como as máquinas de lavar louça e roupa com as quais eu não passo! Por seu turno, por vezes as instalações eléctricas estão desactualizadas e são perigosas. Por isso, não arrisco, e vou confiar numa opinião profissional.

Adorei esta casa no restelo, que veio exposta num artigo da Máxima Interiores e será algo mais ou menos assim que eu pretendo conseguir com as remodelações em casa:

remodelações em casa
Foto Máxima Interiores
remodelacoesemcasa_3
Foto Máxima Interiores
remodelacoesemcasa_4
Foto Máxima Interiores

Acho que basicamente tudo o que eu quiser pode ser realizado nas remodelações em casa, desde que seja devidamente acompanhado por empreiteiros e técnicos especializados. Por isso, empreiteiros precisam-se!